Produzir bons conteúdos é importantíssimo quando se fala em redes sociais. Mas antes de planejar que tipo de conteúdo você vai disseminar nas redes, você precisa de realizar um bom monitoramento das redes. Talvez você já esteja nas redes sociais e queimou essa parte importante. Sempre há tempo de começar a fazer a coisa certa.
Nesses post, de maneira objetiva e simples vamos apresentar alguns motivos para você monitorar a sua marca e a de seus concorrentes nas redes sociais.
Por que fazer monitoramento em redes sociais?
1 – CONHECER MELHOR SEU MERCADO, SEUS CONCORRENTES E SEUS CLIENTES
Mais do que monitorar a sua marca, você deve monitorar os seus concorrentes. “Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda”. É importante fazer buscas periódicas com palavras-chave do seu nicho. Saber como anda o seu mercado, o que seus concorrentes andam fazendo e qual o perfil de seus clientes. O que eles andam curtindo, quais comunidades estão presentes. Ao realizar esse tipo de monitoramento nas redes sociais, consegue identificar tendências e antecipar estratégias para sair na frente dos concorrentes. Há boas ferramentas, gratuitas, inclusive, para você realizar o monitoramento.
2 – MONITORAMENTO PARA EVITAR CRISES E GERAR OPORTUNIDADES
Há uma máxima por aí que diz que independente de sua marca estar nas redes sociais de maneira oficial, as pessoas podem e vão falar dela. Um atendimento mal feito é motivo pra o cliente reclamar no Facebook, por exemplo, ou no Reclame Aqui. E aí, quem estará lá para solucionar esse problema. As redes sociais se tornaram o SAC da atualidade.É importante que você identifique os problemas para que estes não tomem proporções perigosas.
Sim, uma crise pode ser a oportunidade para você aperfeiçoar seus produtos, seu atendimento, afinal, nada melhor do que a opinião de quem está utilizando um serviço para gerar novas ideias para novos produtos.
3. MONITORAMENTO PARA IDENTIFICAR QUEM SÃO OS INFLUENCIADORES DA MARCA
Existem usuários nas redes sociais que tem grande capacidade de influenciar outros. São os chamados “Advogados da marca”. Identificar e procurar ter um bom relacionamento com estes usuários pode acarretar uma divulgação natural positiva da marca.
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